quarta-feira, 25 de março de 2009

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Este vídeo nos faz pensar sobre "Responsabilidade Social". Utilizo bastante no meu trabalho.

Muitos me perguntam e questionam o que seja responsabilidade social. Mas o que é responsabilidade social?

"Responsabilidade social nas empresas significa uma visão empreendedora mais preocupada com o meio social em que a empresa está inserida, ou seja, sem deixar de se preocupar com a necessidade de geração de lucro, mas colocando-o não como um fim em si mesmo, mas sim como um meio para se atingir um desenvolvimento sustentável e com mais qualidade de vida." por Emerson Kapaz

De um modo simplificado eu diria que acredito que nós, membros de uma sociedade, somos responsavéis pelos atos que praticamos. por exemplo se como pessoa fisica eu jogo lixo na rua, esse lixo acumulado pode contribuir para ocasionar enchentes. A minha responsabilidade então seria de colocar o lixo no lugar devido, se não houver lixeira próxima, guardar o lixo e joga-lo logo que puder no local adequado. Os que manobram perigosamente, ou seja, assumen apenas seus " super direitos". Pequenas infrações que somados trazem grandes problemas, se não a sua comunidade com certeza a meu vizinho, como doenças, incendios, alagamentos, acidentes...

De outro lado se eu for uma Empresa, a sua gestão não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.

Por exemplo, se trabalho com "refrigerantes", então eu tenho a responsabilidade social de dar meu apoio contribuindo com Associações, ONGS, OSCIPs, etc. para que possam ser desenvolvidos projetos que ensinem as pessoas uma alimentação saúdavel. Não excluindo meu produto, mas adaptando ao dia a dia das pessoas.

Responsabilidade social nada mais é do que praticar a cidadania. Tanto pessoa física como jurídica.

Enquanto o individuo não se ver e se entender, como membro que causa e sofre as consequencias de suas ações, estaremos fadados a termos uma sociedade cega, consumista, egoísta e totalmente morta ao outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário